Textos, contos, poemas e reflexões de uma mente em movimento...

As diferenças nos tornam iguais...

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Retrato da nossa ignorância - Parte 1



            Sabe por que a parte preta do Kinder Ovo é do lado de fora? Porque se estivesse do lado de dentro, teria roubado o brinquedo!
            Sabe por que essa piada não tem graça?
            Porque ela é um dos muitos exemplos de como a discriminação e o preconceito são ensinados desde à infância, fazendo a estupidez humana se propagar como herança cultural deixada para nossos filhos e que, se continuar assim, eles ensinarão, inconscientemente, aos filhos deles. Talvez, o exemplo mais antigo seja o conceito de 'raça', usada como justificativa para vender um ser humano como se fosse um animal qualquer.
            Hitler foi idiota o suficiente para acreditar no mito da raça ariana, e, mais idiota ainda, é que ousa discriminar alguém por sua cor ou origem, pois é quase impossível, no contexto atual, encontrar uma pessoa que não veio de uma mistura, seja de cores ou regiões.
            O racista é um grande imbecil, que não percebe sua condição na Terra, de que, como ser humano, é apenas um hóspede no planeta e a qualquer momento pode deixar de morar, ignora que daqui nada se leva, e quando vai deixa para os outros. Então, porquê não deixar como herança, a consciência de que todo tipo de preconceito não passa de uma grande burrice?
            Compramos sapatos do Vietnã, comemos macarronada italiana, passeamos com um carro alemão, oramos par um Cristo judeu, calculamos com números árabes, mas o estrangeiro é apenas um intruso qualquer sem valor?
            Matar um japonês não irá garantir a sua vaga no vestibular, apenas revelará sua insegurança e ignorância.

“Não podemos caminha sozinhos. E, enquanto caminhamos,  devemos prometer que sempre marcharemos adiante. Não podemos voltar. Há quem pergunte aos devotos dos direitos civis: “Quando ficarão satisfeitos?”. Nunca!”
                                                 Martin Luther King

Nenhum comentário:

Postar um comentário