Textos, contos, poemas e reflexões de uma mente em movimento...

As diferenças nos tornam iguais...

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Non ducor, duco*


 Em quem você votou na última eleição? Quais eram as propostas dos seus candidatos? Não se lembra? Lembra quais são os direitos garantidos no artigo 5° da Constituição Federal? Ou pelo menos duas das oito Metas do Milênio? Nunca ouviu falar? E quem foi o fazendeiro da semana passada em A Fazenda? Quem interpreta a personagem principal de Fina Estampa? Isto você lembra? Talvez o conteúdo televisivo seja mais importante que protestar contra o aumento da passagem de ônibus, e por isso, mais acessível à memória.
            Em grande parte da programação televisiva, predomina a violência e o apelo por sexo, não escapando nem mesmo a programação infantil ou a emissora do bispo Edir Macedo. Mas, o pior, é que os pais deixam que o aparelho de televisão seja a babá e o professor de seus filhos, entregando-os assim ao sedentarismo, que colabora muito no desenvolvimento da obesidade infantil, e à “preguiça mental”, um dos responsáveis por criar cidadãos comodistas, apáticos, passivos com relação à situação do país.
            Dessa forma, é como se um tubo de imagens conduzisse, ou melhor, fizesse parar o desenvolvimento de toda uma sociedade. Grande parte da programação da TV, senão ela toda, é lixo. Lixo consumista e anti-informativo, onde muito do que é importante para as pessoas não é divulgado, fazendo parecer que alguma coisa só possa ser verdade se tiver a TV como porta-voz. Verdade para quem? Verdade para um povo que não se informa, não luta e que talvez, só proteste quando o SBT parar de exibir o Chaves.

*Lema na bandeira de São Paulo, que significa “Não sou conduzido, eu conduzo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário